Como quebrar a procrastinação

Não espere o ânimo vir para começar, comece!

A medida que o tempo passa, vamos nos envolvendo e tendo mais energia para fazer mais e com mais prazer. Muitas pessoas invertem o ditado e pensam ”Por que fazer hoje o que pode deixar para amanhã?”

Procrastinar significa exatamente isso, deixar para depois, adiar, postergar. Esse hábito é uma tendência humana comum, ou seja, a grande maioria já procrastinou e segundo pesquisas, cerca de 20 por cento dos adultos têm crises regulares de procrastinação.

Falta vontade, falta ânimo, e você simplesmente adia o início do que realmente precisa ser feito. Sabe porque isso realmente acontece? Essa falta de animo é uma autossabotagem e acontece porque você não consegue regular com eficiência suas próprias emoções. Ou seja, sua “falta de animo” nada mais é que:

  • medo de falhar;
  • medo de se sentir rejeitado;
  • vontade de evitar o risco de ser criticado;
  • achar que precisa fazer perfeito, mas não vai conseguir;
  • achar que precisa de motivação pra fazer;
  • não saber por onde começar a tarefa;

Mas existe um jeito de quebrar isso, independente de qual for o real motivo por trás da sua falta de ânimo . Pare e Comece! Não existe fórmula mágica, apenas comece.

O ânimo virá a medida que você vai se envolvendo na tarefa, quando você começa algo, você estimula seu cérebro a sair da inércia e logo aquelas emoções e inseguranças serão supridas pelo prazer de ter concluído algo que precisava ser feito.

Compartilhe