O pulo do gato pode estar do feedforward!
Feedback e feedforward são duas técnicas de comunicação, de apoio aos seus colaboradores no processo de desenvolvimento. A ideia é combinar essas técnicas para guiar sua equipe em direção aos objetivos.
Todo líder precisa dominar essas ferramentas. Vamos entender um pouco mais, Veja o quadro abaixo:
FEEDBACK | FEEDFORWARD |
• Voltado para ações passadas | • Voltado para ações futuras |
• Tem um tom de correção e melhoria | • Tem um tom de sugestão |
• Ponto de referência para o colaborador entender sua posição atual | • Tem como foco o que o colaborador deve fazer no futuro |
• Fala-se das experiências | • Fala-se das expectativas |
• Necessidade de saber se está indo bem | • Necessidade de saber o que e como fazer para ir bem |
O feedback funciona como uma resposta ao desempenho. Pode ser positivo ou corretivo, mas será sempre uma reflexão sobre atitudes passadas , já ocorridas .E se antes esse tipo de conversa já foi temido pelos profissionais, hoje é visto como essencial. Não é à toa, que 65% dos profissionais brasileiros gostariam de receber mais feedbacks, segundo dados levantados pela Havard Business Review.
O feedforward, traz um olhar para o futuro, em vez de focar nas atitudes passadas e presentes. Seu intuito está em “olhar para a frente” e pensar nas ações que deveriam ser tomadas, ou no que se deseja alcançar . Por isso, é uma ferramenta que baixa as defesas humanas e contribuiu com uma visão mais otimista, incentivando o engajamento. O importante é ter momentos de Feedback programados na rotina e também criar oportunidades para utilizar o feedforward. O pulo do gato pode estar exatamente aqui!
E claro, ao realizar tanto o feedaback quanto o feedforward:
- Use a escuta ativa;
- Tenha uma abordagem humanizada;
- Crie um ambiente propício;
- Use e abuse da empatia e respeito.
Entender e utilizar essas ferramentas de forma hábil eleva o nível de sua liderança! Vamos praticar?