Kintsugi: a perfeição das imperfeições

Em muitas áreas da vida esperamos perfeição: casamento harmonioso, saúde de ferro, carreira sempre em ascensão, amigos disponíveis 100% do tempo, líderes que não falham nunca… Mas a realidade é que estamos sempre sujeitos a erros, falhas, problemas, e aceitar a imperfeição como parte da vida e fonte de maturidade é uma habilidade fundamental para quem deseja evoluir, ainda na sociedade ocidental, que admitir falhas é sinônimo de fraqueza e vulnerabilidade.

Não é de se espantar que as filosofias orientais, como a estética japonesa kintsugi, soe tão refrescante em comparação com o nosso tratamento habitual aosobjetos e humanos “danificados”.

O que é Kintsugi?
O kintsugié uma técnica ancestral japonesa que abraça as imperfeições. Uma arte que restaura objetos de cerâmica que se quebram, como vasos, copos e pratos. Ao invés de esconder ou descartar os cacos, eles desenvolveram essa técnica delicada e cuidadosa de reparo com laca e ouro, o kintsugi quer dizer: “unido com ouro” . O objeto, é considerado mais bonito e de maior valor, depois de ser remendado.
A filosofia kintsugi nos convida a celebrar a beleza autêntica de nossas feridas, traumas, relacionamentos desfeitos, sonhos que não saíram do papel,  e respeitar a nossa jornada pessoal  enxergando a beleza das “cicatrizes da vida”.

 

“There is a crack in everything, that’s how the light gets in”.

Leonard Cohen

Quando lidamos com nossas sombras, erros e falhas de peito aberto, usando as experiências vividas como combustível para mudanças, isso alimenta em nós uma chama interna que aos poucos faz as sombras irem perdendo força.

Desengane-se quem acha que basta não errar para termos o que queremos e precisamos, pelo contrário. Ao passarmos por adversidades, definitivamente, saímos mais fortalecidos, melhores e amadurecidos para seguir nossa trajetória e alcançarmos o sucesso.

Valorize sua história e mostre seu valor!

Compartilhe